R&R Eventos: Curso de Prática Judiciária & Revolução Virtual

O mundo tem transformando o mercado, as relações corporativas e as dinâmicas de trabalho em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19. E o universo jurídico, bem como as práticas da advocacia, obviamente não ficaria de fora dessa nova “seleção natural”.

Buscando inovar e sobretudo, para apoiar a subsistência de suas atividades, escritórios no mundo todo tem adotado regimes de trabalho e práticas que, antes do novo coronavírus, nem sempre eram vistas como naturais em seus respectivos negócios. Trazendo o conhecimento prático do advogado e preposto na utilização de ferramentas para realização de audiências, sustentações orais, despachos e demais práticas no dia a dia forense, de forma virtual.

Na esteira dessas boas práticas, o escritório Rueda & Rueda Advogados tem adotado medidas desde o início da pandemia para orientar e instruir seus colaboradores acerca desse assunto. Recentemente, em evento realizado no último dia 30 de abril, os colaboradores puderam participar de um curso online, promovido pelo Comitê de Processos Internos e Qualidade, onde foram abordados os aspectos demonstrativos, relativos ao manejo destas ferramentas, e também da atuação do advogado e preposto em cada um dos atos. O conteúdo foi ministrado em uma carga horária total de 2 (duas) horas e rendeu certificado de participação aos inscritos.

Esse foi o primeiro evento desse tipo, promovido pela empresa, e que só foi realizado após um estudo interno, “O evento surgiu a partir de debate realizado entre os integrantes do Comitê de Processos Internos e Qualidade. Identificando as necessidades dos colaboradores do escritório Rueda & Rueda Advogados, após pesquisa realizada” afirmam os responsáveis.

O sucesso do evento já era esperado. Em se tratando de um evento livre, programado para uma sexta-feira, a lista de inscritos para o evento, previamente, superou as expectativas dos organizadores. Para os integrantes do comitê, combinado com a excelente taxa de participação média do início ao fim, essa assiduidade motiva ainda mais a busca por novas soluções.

Ao ser questionado a respeito da efetividade do conteúdo em relação a prática de trabalhos dos participantes, Manoel Pollycarpo, um dos palestrantes do evento, foi categórico ao dizer que “acredito que a contribuição foi a melhor possível, já que havia uma defasagem em relação à prática destas atividades, uma vez que não havia o costume de executá-las. Antes da pandemia os assuntos eram restritos a poucos integrantes, e ficou evidente a necessidade de treinamento”. E quem também reafirma a importância dessa iniciativa foi Fernanda Carneiro, uma das organizadoras e palestrantes do evento. Ela respondeu que “o combate à ‘Advocacia Setorizada’ é o nosso objetivo. Nos dias atuais, não há judiciário sem a presença de videoconferência, aplicativo, link e seus componentes. O correto exercício do mundo virtual tornou-se condição ‘sine qua non’ para um bom advogado. Então, desmistificar tais ferramentas, a fim de que todos os nossos sócios e associados saibam lidar bem com elas”, quando perguntada a respeito de qual a importância desse tipo de conhecimento.

A recepção do público foi excelente, segundo o Comitê. Ao avaliar os bastidores do evento e o exposto no curso, concluiu dizendo que “a recepção foi bem positiva, os colaboradores puderam absorver a matéria abordada no evento. Esperamos que os demais colaboradores despertem o desejo em realizar treinamentos internos para realização de novos eventos com o intuito de capacitar e qualificar cada vez mais o time Rueda & Rueda Advogados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *