O estágio como forma de ingresso ao mercado de trabalho

O estágio se tornou o principal instrumento de integração do estudante ao mercado de trabalho na atualidade. O aprendizado prático, o aperfeiçoamento técnico, o desenvolvimento de suas competências e criação de networking fazem do estágio a porta de entrada ao mundo profissional.

Sabe-se que o estágio consiste em uma atividade, desenvolvida por estudantes que frequentam cursos de ensino superior, que tem por objetivo propiciar experiência prática na linha de formação, possibilitando colocar em execução o aprendizado teórico.

A priori, cumpre observar que o mercado de trabalho exige cada vez mais daqueles que o integram, que a concorrência é mais acirrada e que o início da carreira também tem se tornado mais difícil, tornando a experiência um dos requisitos primordiais.

Com isso, estar preparado, capacitado e apto, com domínio dos conhecimentos da sua área de atuação unido a diversos fatores de equivalente relevância, é um diferencial para se destacar e ser um bom profissional.

A importância do estágio consiste justamente na preparação, caracterizada pelo aprendizado e no desenvolvimento profissional do estagiário. Visa aplicar conceitos e teorias na prática e desenvolver habilidades que não são exploradas dentro do âmbito curricular. Além disso, propiciam o relacionamento com profissionais da respectiva área, a fim de adquirir e assimilar experiências, conhecimentos e desenvolver a criatividade.

Estagiar promove a construção de um olhar adequado para aquilo que se ensina em sala de aula e dá a possibilidade de aplicação ao mesmo tempo em que você passa a conhecer as práticas de uma organização.

Percebe-se a quebra do impacto da adaptação no futuro profissional, que o ajuda a definir-se em face da profissão escolhida e se aprimorar. Facilitando o processo de recrutamento e seleção de futuros profissionais e ajudando na descoberta de novos talentos.

No mais, os estágios são essenciais para experimentar diferentes áreas e rotinas de trabalho, a fim de que se tenha mais assertividade no desenho de uma trajetória de carreira. É nesse contato com a realidade que a identidade profissional vai sendo definida.

Aprender teorias e conceitos é fundamental para se ter a base de todo conhecimento, mas ter a experiência prática da profissão é o que faz o diferencial.

O estágio quando adequadamente concebido, orientado e avaliado, cria e aprimora benefícios: a possibilidade de explorar as diversas áreas dentro da profissão, a oportunidade de aumentar a rede de contatos, evidência das qualidades pessoais, facilita a transição da vida acadêmica à vida profissional.

Ao se lançar no mercado de trabalho com uma experiência prévia, por meio do estágio, consegue-se amadurecer em relação ao conhecimento que orienta e está em vigência no mercado.

Conforme pesquisa recém coletada, cerca de 65% dos profissionais em início de carreira são efetivados nas empresas em que estagiam.  Tal pesquisa corrobora com a importância da vivência dessa experiência prática.

Atenta-se, também, para o amparo legal, conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, a Lei do Estágio, a qual enfatiza que o estágio é uma via de preparação para o mercado de trabalho, ou seja, incorpora a função de responsável pela inserção profissional.

Conclui-se que o estágio possui um impacto positivo na vida dos estagiários, uma vez que as oportunidades do exercício prático propulsionam a construção da identidade profissional e a qualificação do estagiário, o que ampara a inserção ao mercado de trabalho.

1 comentário em “O estágio como forma de ingresso ao mercado de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *