A necessidade da transparência tributária nas empresas

A transparência tributária está presente na Constituição Federal Brasileira, e tal princípio representa uma forma de se saber o que está sendo cobrado pelo governo, como os tributos estão sendo arrecadados e posteriormente destinados, de maneira que se tenha uma compreensão maior acerca de tais atividades e se possa cobrar melhorias em serviços de natureza pública.
Ainda assim, este princípio ainda não é tão presente para muitas empresas, em um cenário de imensa complexidade como no país, já que são inúmeros os tributos que podem incidir sobre produtos e serviços.
É necessário que as empresas estejam com seus processos fiscais e tributários atualizados e organizados, visto que a legislação e cobranças do gênero podem sofrer alterações ao longo do tempo. Isso permite que as companhias tenham visibilidade em relação ao pagamento de impostos, quitando suas obrigações tributárias e se prevenindo de notificações e penalidades por parte do Fisco.
Além disso, estabelecer um equilíbrio na carga fiscal da empresa, atribuindo transparência aos processos, possibilita um grau maior na busca por investimentos, resultando em uma melhor e mais eficiente atividade empresarial e com seus clientes.
Em muitas empresas, políticas de compliance ainda são vistas como algo negativo, um encargo desnecessário que apenas aumenta os custos relacionados a processos, mas a verdade é que se trata de uma atividade estratégica para o negócio – sobretudo diante da alta complexidade tributária de um país como o Brasil. Mudar essa cultura é um dever das lideranças, de maneira que facilite ainda mais os negócios para todas as esferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *