Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) aumentou nos últimos quatro meses

Uma pesquisa divulgada recentemente pela FENACOR indicou que no último mês de 2021 o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) aumentou nos últimos quatro meses. O indicador mensal ICSS, que mede a confiança do setor de seguros no Brasil, é resultado da média de três variáveis utilizadas na pesquisa: o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras); o ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras); e o ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples para empresas relatarem suas expectativas e o que desejam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor (cerca de 100 companhias são entrevistadas em cada pesquisa). Fatores como econômica brasileira, faturamento e rentabilidade de cada empresa, sao pilares para o cálculo da pesquisa.

A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido o índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *