Sócio do Rueda & Rueda Advogados tem sua tese de Mestrado aprovada

No último dia 15 de fevereiro, o sócio e gestor do Rueda & Rueda Advogados, Clóvis Ramos, tem sua tese de Mestrado aprovada. Atuante desde o ano de 2014, ele concedeu entrevista para o Rueda News, falando sobre os desafios e conquistas dessa jornada de aprimoramento profissional.

A cultura de incentivo a educação passou a ser política institucional dentro do Rueda & Rueda Advogados, uma vez que em suas próprias diretrizes e valores estão a valorização e a retenção de talentos. E nada melhor para desenvolver talentos, do que investir constantemente na preparação profissional, diante dos desafios renovados diariamente, no mundo contemporâneo.

E o primeiro passo, sem dúvidas, o mais importante, geralmente é aquele em que as pessoas tem maior dificuldade para executar. Nesse momento, avaliar a matéria, instituição e adaptação do dia-a-dia para uma nova formação, geralmente, é o que dificulta o início de uma nova formação. E o desafio para Clóvis Ramos começou em 2018, quando buscou ingressar no mestrado.

“Desde 2017 já estava buscando ingressar no mestrado. No ano de 2018 tomei conhecimento que a Universidade de Salamanca da Espanha estava firmando um convênio com a Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Obtive todas as informações necessárias para participar da seleção e fui aprovado”, conclui.

Considerando sua atuação no escritório, a busca pela formação em direitos humanos, segurança pública e direito penal fora assertiva em relação a sua atuação, no dia a dia, dentro das unidades do Rueda & Rueda Advogados.

“A parte criminal do escritório fica sob minha responsabilidade, os conhecimentos adquiridos neste período do mestrado serão aplicados no dia a dia, melhorando a qualidade das atividades” lembrou.

Os cursos de mestrado em geral, nessa área, têm duração média de dois anos. Entretanto, em razão da pandemia ocasionada pela COVID-19, o período teve um acréscimo de um ano na grade curricular. Isso tornou o caminho ainda mais desafiador.

“O principal desafio neste período foi a conciliação. O mestrado exige muito tempo de dedicação de atividades e leitura, especialmente para escrever a dissertação”, disse Clóvis Ramos.

Os percalços, entretanto, nunca foram problema ou obstáculos impeditivos para ele. Formado em direito, Clóvis lembra que sempre prezou pela qualificação, entendendo ser ela o único meio de crescimento. Isso porque antes dessa nova formação, ele já havia cursado outras três formações complementares a graduação, sendo elas: Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2015); Pós-Graduação (MBA) em Planejamento e Organização de Empresas pela FECAP/UPE (2014); Pós-Graduação em Direito Tributário pela UFPE (2011).

Quando perguntado sobre como formações complementares podem contribuir para o crescimento profissional, Clóvis é direto.

“A advocacia exige cada vez mais que os advogados busquem informações complementares. Oratória, gestão de pessoas e de negócios, técnicas de negociação, criatividade, são alguns exemplos de skills que não aprendemos durante a graduação. ”

Com o final do mestrado, Clóvis faz um balanço sobre os grandes aprendizados durante essa jornada de mais de três anos. Além dos ensinamentos técnicos, proveniente da grade curricular e direcionadas para a tecnicidade do trabalho, ele destaca um outro fator agregador, que fora descoberto durante esse processo.

“Como mudança pessoal (e principal aprendizado) decorrente deste período, foi o foco. Nosso dia a dia é bastante corrido, exigindo inúmeras atividades pessoais e profissionais. Para finalizar o mestrado com êxito, precisei dizer “não” a diversas atividades ao longo desses 3 anos, mantendo o foco nas atividades do curso no período em que não estava trabalhando. Minha reflexão foi que não dava para lutar todas as batalhas, eu teria que selecionar bem as que deveria lutar. Essa reflexão serve para todos os campos da vida pessoal e profissional”, reflete ao falar sobre esse período.
E apaixonado pelo conhecimento, o sócio do Rueda & Rueda Advogados deixa claro que novos desafios serão travados, claro, após um “necessário período de descanso” que para ele servirá de preparação para iniciar uma nova jornada: o doutorado.

Seguir apoiando o crescimento das pessoas que atuam dentro das unidades do Rueda & Rueda Advogados é o que o programa de incentivo educacional, parte do Rueda+ Educação, tem como objetivo principal. Ao falar sobre essa política interna do escritório, Clóvis lembra de como o mestrado e outras formações são fundamentais, e deixa seu recado para outros colaboradores.

“O mestrado é apenas uma das inúmeras complementações que o advogado pode buscar. Não é uma formação obrigatória, mas agrega não somente ao currículo do profissional, como também ao escritório como um todo que passará a contar com um advogado com formação mais profunda. Meu conselho é que todos invistam no conhecimento. O escritório Rueda & Rueda possui incentivo educacional exatamente para auxiliar seu time nesta busca do crescimento profissional” conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *