Estágio: O início de um caminho para construção de um futuro melhor

Conforme a Lei no 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Nesse sentido, com base na lei, todos os estagiários passam – ou devem passar – por essa experiência dentro do ambiente de empresas, visto, principalmente como aprendizado técnico. Contudo não deve ser seguido apenas com relação à esse espectro. Também faz parte do estágio, o desenvolvimento pessoal do educando, o estímulo da sua criatividade, o incentivo no contato com pessoas as pessoas de diferentes áreas para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Além disso, é o momento em que se aprende a ouvir, sobre organização de atividades, senso de urgência, os comandos necessários e a trabalhar em grupo.

Nessa etapa se faz necessário a fuga da teoria acadêmica, no sentido de setorização de aprendizado, uma vez que o contato com diversas áreas, ao tempo que se dedica ao estágio, pode definir, inclusive, o futuro do estudante. Dessa forma, um estágio adequado pode gerar uma profunda identificação com determinado setor do mercado e inspirar uma carreira, da mesma maneira que uma experiência de estágio não aproveitado pode motivar até a mudança de curso.

Estagiar é sinônimo de aprender, é sinônimo de formação e, sobretudo, é sinônimo de início, deve ser empregado o esforço necessário de ambas as parte para uma experiência completa e assertiva. O estagiário muitas vezes pode ser visto como aquele quem faz o trabalho mais simples, ou quem faz o trabalho que ninguém gosta. Mas a verdade é que o estagiário é aquele que estuda, tira dúvidas, incomoda e, principalmente, necessita de orientação. É necessário um cuidado e tempo para dedicar-se ao desenvolvimento do estagiário, pois sua atividade é essencial e faz a diferença em todo ambiente de trabalho.

O estagiário muitas vezes é almoço em marmita, mochila com tudo necessário para o trabalho e faculdade, é ônibus cheio, é carona, é uber, é correria. Finalmente, o estágio é como um trailer de filme, ficando a critério do estagiário se ele assistirá o filme até o final ou não.

1 comentário em “Estágio: O início de um caminho para construção de um futuro melhor”

  1. O estágio é essencial para a formação profissional do estudante. É a partir do estágio que surgem as conquistas para traçar um plano de carreira, facilitando a conquista no mercado de trabalho profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *