O Rueda & Rueda Advogados promove mês de combate ao câncer de próstata

Este mês, traz consigo, uma das mais importantes campanhas de conscientização, o Novembro Azul. Na qual propagamos internamente diversas ações para conscientização a respeito da prevenção e tratamento do câncer de próstata e a atenção para a saúde masculina em geral

É fato que os homens possuem maior resistência à visita médica, do que as mulheres, segundo dados do Programa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, revela que apesar de 76,2% da população terem ido ao médico naquele ano, o que corresponde a cerca de 160 milhões de pessoas, a proporção de mulheres (82,3%) superou em muito a dos homens (69,4%).

Tendo em vista a importância da realização de check-ups ao menos 1 vez ao ano, em razão do alto índice de risco de propensão ao câncer de próstata entre os homens, o Rueda & Rueda Advogados, lançou neste mês de novembro, a campanha “Novembro Azul. Homem que se cuida tem atitude”.

Nossa sócia, Mariana Machado, do comitê de RH nos conta um pouquinho mais sobre a ideia de implementar a campanha de Novembro Azul no escritório:

“O mês de novembro é marcado pelo combate ao Câncer de Próstata. No Brasil e no mundo vem sendo disseminada a Campanha do Novembro Azul, ganhando força a cada ano, em virtude da necessidade de se levar informações sobre a doença e incentivar a procura dos homens ao médico.

O movimento teve origem em 2003 na Austrália, quando dois amigos resolveram deixar o bigode crescer para chamar a atenção e arrecadar dinheiro em benefício de um fundo para o combate ao câncer de próstata. A partir daí a ideia foi evoluindo para outros países e no Brasil o movimento ganhou força em 2008 e desde 2012, todo o mês de novembro é voltado para ações focadas na saúde do homem.”

Kleiton Romar, advogado associado da nossa área de Direito Securitário, também conversou com o Rueda News e comentou sobre a importância e sobre o impacto de uma campanha dessa magnitude.

“O novembro azul é de suma importância para ressaltar a importância do auto cuidado e do exame de prevenção para os homens. A campanha acaba desmistificando este assunto que ainda é um tabu, e faz com que várias pessoas por influência da campanha, marquem um médico e cuidem da saúde. Algumas campanhas são bem impactantes, e mostram a triste realidade de conviver com a doença.”, afirma.

Preocupado com a potencialidade dos efeitos dessa divulgação e os cuidados em relação a saúde física e mental, Kleiton complementa:

“Os cuidados com a saúde não pode ser apenas com questões isoladas de patologias ou quando se tem uma campanha para incentivar, a prevenção é a chave para manter a saúde do corpo e mental em dia.

O primeiro passo é manter consultas regulares aos médicos e exames de rotina em dia, pois é através destes exames que várias patologias são descobertas, e no início é muito mais fácil tratar.

O Segundo é a prática de atividades físicas regulares, que ajudam a manter a saúde mental em dia. A saúde mental abalada é a porta de entrada de outras doenças, a imunidade está diretamente relacionada as doenças mentais, e a imunidade diminuindo, agrava outras doenças.  O ideal é que as duas estejam em sintonia.”, disse.

Já em relação a desmistificação do preconceito que homens possuem na hora de cuidar da saúde Kleiton, ressalva:

“O câncer de próstata ainda não é levado a sério como deveria, e o exame não é mais como antigamente, as pessoas precisam se conscientizar disso, hoje com um exame de sangue o PSA  (antígeno prostático específico) se descobre a doença, o preconceito com o exame de toque é para se deixar no passado. Os homens  precisam se unir em prol derrubar cada dia mais estes diagnósticos, e é para isso que as campanhas estão aí, informação é a solução. Uma boa campanha vai desmistificar, tirar dúvidas, informar a população e assim aumentar o número de adesão ao exame anual, periodizado.”, declara.

Esse foi mais um mês de ações internas e de muito engajamento por parte dos colaboradores do Rueda & Rueda Advogados. Para saber isso e muito mais, siga o escritório nas redes sociais, clicando aqui.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião sobre este tema nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *