Nossa sócia, Elaine Silva, escreveu ao renomado site, Consultor Jurídico. No artigo, ela trata da Lei 14.112/2020 e os obstáculos para uma legislação mais eficiente no Brasil, através de um comparativo com as leis vigentes nos Estados Unidos.
Elaine, aponta a recuperação judicial como uma ferramenta estratégica e de suma importância que deve ser usada de forma ágil em casos de empresas que estão passando por um colapso financeiro, porém, esta prática ainda é muito mal vista pelo empresários que temem uma repercussão negativa devido a própria cultura do mercado brasileiro, que enxerga tal prática como negativa muitas vezes desprestigiando o status da empresa no mercado e impondo restrições ao crédito, gerando prejuízo a integridade da empresa.
Isto acarreta um tempo tardio no ingresso de uma empresa na recuperação judicial, que muitas vezes, ocorre já em um ponto inviável ou com intensões escusas.
Conclui, Elaine, avaliando o instrumento de recuperação judicial como uma ferramenta que deve ser usada no momento certo e favorável, para que se tenha realmente uma efetividade na retomada do folego financeiro de uma empresa e aponta as inovações e benefícios que a Lei 14.1112/20, pode oferecer em um momento de dificuldade econômica de uma empresa.
Leia na integra clicando aqui.
Elaine Ferreira da Silva é gestora Jurídica, especialista em Direito Bancário e novas tecnologias, curso de extensão em Direito Digital e novas tecnologias (PUC), pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (SP), cursando LLM Direito Financeiro e Mercado de Capitais (Insper). Membra do Ibrademp na Comissão do Direito do Mercado Financeiro e coautora do livro “Mulheres no Direito”, editora Leader