Novembro Azul: a importância do exame para prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado ao alerta global em relação ao câncer de próstata e o incentivo a prevenção através do exame. A campanha é conhecida como “Novembro Azul” e reforça que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no triênio 2023-2025, estima-se 71,7 mil novos casos por ano.

Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).

O escritório Rueda & Rueda Advogados apoia a campanha e, durante o mês de novembro fará algumas ações de incentivo a realização do exame, como também o destaque de algumas ações e mudanças de hábitos que ajudam a reduzir os fatores de risco, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, dentre outros.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece informação e atendimento com equipes multiprofissionais aptas a realizarem diagnóstico e acompanhamento desta população em todos os ciclos da vida. Além de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia. O Ministério da Saúde acrescenta que as informações não substituem uma consulta médica. É fundamental que a população procure a ajuda profissional no serviço de saúde.

Fonte: Site do Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *