Seguro Rural segue com cenário positivo em 2021 e 2022

Por Redação do Rueda News

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o cenário do seguro Rural apresenta dados favoráveis e estabilidade; sóem 2020, o setor apresentou um crescimento de 24,3%.

As informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) indica que a aplicação do subsídio para 2021/2022 será de R$ 1 bilhão. Com este quadro, será possível contratar aproximadamente 158.500 apólices, proteger 10,7 milhões de hectares e um valor total segurado de R$ 55,4 bilhões.

Os fatores que sustentam e tornam o cenário atual promissor, assim como a contratação do seguro, são: o aumento da oferta de subvenção federal, o desenvolvimento dos canais de distribuição, o crescimento no investimento de seguradoras em novas tecnologias e serviços, a consciência sobre o risco climático por parte dos produtores e a elevação dos custos de produção/valor da saca.

No estado de São Paulo, as áreas seguradas no ano passado cresceram cerca de 58%, em relação ao ano de 2019 – estima-se que o estado atingiu próximo de 1,3 milhão de hectares protegidos. São Paulo possui subvenção estadual, subsídio que pode atuar em conjunto a subvenção federal, beneficiando os produtos e estimulando a contratação do seguro. Desta maneira o seguro Rural é entendido cada vez mais como um insumo para o produtor, sendo um investimento essencial já que é possível a aderência de um ecossistema de proteção, fazendo com que se mantenha ativo na cadeia extensa produtiva do agronegócio.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *