Rueda & Rueda Advogados produz Workshop sobre Oratória e Sustentação Oral para colaboradores

Por Redação do Rueda News

Os colaboradores do Rueda & Rueda Advogados tiveram a oportunidade de participar gratuitamente de um Workshop, ministrado pelo sócio gestor do escritório, Dr. Wagner Tenório Fontes, na última quinta-feira, dia 3 de março. O assunto central do encontro, que durou aproximadamente 2 horas, fora acerca da Oratória e Sustentação Oral. O encontro ocorreu através de uma videoconferência, e, contou com a participação massiva de todo corpo colaborativo do escritório, ao total, foram mais de duzentos participantes.

O evento fora mais uma ação do programa Rueda+ Educação, uma das vertentes do programa Rueda+, voltado para o desenvolvimento de pautas atreladas ao universo do escritório. Com a coordenação do Comitê de Recursos Humanos, sob a mediação da sócia Mariana Machado, o encontro foi realizado com o objetivo de atualizar os colaboradores acerca do tema. Ao descreveu o objetivo, Mariana é firme ao falar sobre a relevância do assunto:

“Tanto no dia a dia de suas atividades como audiências e sustentações orais, como no contato com o cliente, condução de reuniões e apresentações. ”

A ideia, segundo ela, fora dos próprios colaboradores do Rueda & Rueda Advogados que sugeriram o tema, sendo um dos primeiros insights quando o programa de incentivo e valorização educacional passou a ser implementado no escritório. Sendo o assunto de extrema importância, Mariana Machado, ressalta os pontos relevantes trazidos pelo palestrante durante o evento:

“… contribuiu bastante para o conhecimento do público que teve a oportunidade de participar, mediante as dicas repassadas pelo palestrante e também conhecimento teórico e prático…”, completou Mariana.

Essa participação e interesse amplo de todos os colaboradores é creditada como o fator chave para o sucesso do evento que, segundo ela, teve um bom engajamento por parte do público. E para quem estava presente, essa foi realmente a realidade. O encontro contou com mais de trinta minutos de conversas e trocas entre o apresentador e o público, o que nas palavras da sócia do escritório:

“[o público] demonstrou interesse em participar, tanto através de perguntas, como em colocações expondo suas experiências vivenciadas ao longo da carreira…”, acrescenta.

O sucesso do evento, entretanto, não pode ser atribuído sem a adesão e envolvimento do público ao método de aplicação do workshop, sendo esse, creditado totalmente ao carisma e a plena disposição do palestrante, Dr. Wagner Tenório Fontes, que ministrou um treinamento capaz de manter os expectadores a espera de novas descobertas, vindas a cada novo tópico abordado durante o encontro.

Ao ser entrevistado pelo Rueda News, o sócio gestor do Rueda & Rueda Advogados, Dr. Wagner Tenório Fontes, gosta de destacar as duas fases do workshop. A primeira que tratou especificamente sobre oratória, que segundo ele, se tornou indispensável na ferrenha disputa do mercado jurídica, mas sobretudo sobre como essa habilidade tem poder reverberador:

“É fato que o orador é uma pessoa liberta de um dos principais entraves ao seu desenvolvimento: a timidez! Grandes oradores atingiram os píncaros da glória: Winston Churchill, Mahatma Gandhi, Martin Luter King, Nélson Mandela, dentre vários outros. O bom orador convence, conquista, progride e pode lançar ideias que sobrevivem à sua existência, eternizando-o.”, conclui Wagner Fontes.

Quando trata sobre a segunda parte do encontro, que tratou sobre sustentação oral, além dos fatores vinculantes ao tema da primeira parte, ele acrescenta a necessidade de aprimorar habilidades inerentes a atividade desenvolvida pelo Rueda & Rueda Advogados:

“O objetivo prático da atuação do advogado é convencer o Órgão Julgador de que sua tese é a mais adequada ao caso concreto. Assim, na sustentação oral, olho no olho, você terá uma excelente oportunidade de conquistar a adesão do julgador ao que você está a defender. A maioria dos advogados não tem condições de fazer sustentação oral, logo, quem tem faz a diferença ”, afirma.

A capacidade de comunicação oral é um atributo cada vez mais necessário para qualquer profissional, e ela é uma habilidade que transcende o mercado de trabalho. Há diversos estudos que apontam que o conhecimento e a capacidade de comunicação aumentam a autoestima. Os impactos são percebidos em diversos meios, seja no desempenho profissional, nas relações interpessoais no local de trabalho, ou relacionamento com clientes. Sobre isso, Dr. Wagner Fontes, acredita no sentido empoderador que esse tipo de conhecimento traz ao indivíduo, mas também traz benefícios ao coletivo:

“Se você se desfez da timidez e tem oratória certamente terá uma comunicação fluida, uma facilidade de relacionamento, uma capacidade de convencimento, uma liderança, seguidores, será uma referência, uma inspiração. Tudo isso é importante ao tratar com os colegas, com os clientes, com os membros do Ministério Público, com os advogados da parte contrária durante, por exemplo, uma audiência de conciliação, com advogados para a construção de parcerias, com os magistrados, enfim, com a sociedade em geral”, conclui.

O encontro foi o primeiro de outros que poderão ser trazidos aos colaboradores nos próximos meses. E para manter a matéria sempre atualizada, assim como a de outras, deve ser baseada no aperfeiçoamento contínuo e busca contínua por conhecimento. Ao finalizar sobre os próximos passos, o sócio gestor do Rueda & Rueda Advogados é taxativo ao dizer que “treinar, treinar e treinar” é o conselho que ele deixa aos participantes deste evento.

Para saber isso e muito mais, acompanhe o Rueda News, o blog do Rueda & Rueda Advogados.

O Rueda News Blog é o painel informativo e de comunicação do Rueda & Rueda Advogados. Aqui você encontra notícias, conteúdos, opiniões de nossos associados e parceiros. Todo posicionamento institucional será divulgado através de Editorial, neste mesmo canal.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *